quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O IMPACTO DA URBANIZAÇÃO NO SURGIMENTO DE NOVAS INFECÇÕES

Publicação identificou mais de 400 cidades que se expandem em áreas de alta biodiversidade, criando oportunidades para que vírus migrem de animais para humanos

Foto: Reuters

Área urbanizada de Manaus faz fronteira com a floresta amazônica

O avanço de áreas urbanas em regiões com grande biodiversidade pode criar mais oportunidades para o chamado “transbordamento zoonótico”, fenômeno em que um vírus que afeta animais passa a infectar seres humanos. 

O novo coronavírus provavelmente migrou de um morcego para outro animal, que depois o transmitiu para uma pessoa. Doenças como o vírus ebola, que atingiu a África a partir de 2013, e a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que surgiu na Ásia em 2002, também são casos em que ocorreu transbordamento zoonótico.


Em entrevista ao Nexo em maio de 2020, o escritor de ciência americano David Quammen afirmou que vírus estão pulando de animais para humanos com mais frequência nos últimos 50 ou 60 anos pois “atualmente, há mais pessoas em contato com animais”. Segundo ele, a covid-19 “nos lembra que há consequências quando perturbamos a natureza. Agora estamos vivendo essas consequências.”

Trabalhos acadêmicos já apontaram a urbanização acelerada como um processo que facilita a transferência de zoonoses para organismos humanos. Em um estudo de 2008, a chefe de ecologia e biodiversidade da universidade UCL, de Londres, identificou 335 doenças surgidas entre 1960 e 2004, das quais pelo menos 60% vieram de animais não humanos. A densidade populacional humana foi apontada como fator significativo associado à aparição de novas doenças infecciosas.

Urbanização e ecologia

Uma publicação americana de 2017 oferece um dos mais completos mapeamentos da perturbação causada pela urbanização desenfreada. Chamado “Atlas for the End of the World (Atlas para o fim do mundo, em tradução livre), foi concebido por Richard Weller, professor de arquitetura paisagística da Universidade da Pensilvânia.

Disponível online, o trabalho identificou 423 cidades com mais de 300 mil habitantes situadas nos 36 focos de tensão de biodiversidade existentes no mundo. Estas regiões contêm pelo menos 50% do total de espécies vegetais e 42% dos vertebrados terrestres do mundo.

Foto: Reprodução/Atlas for the End of the World

No mapa da Grande São Paulo, áreas avermelhadas indicam conflito entre urbanização e biodiversidade

Por meio da modelagem de dados, o Atlas estimou que cerca de 90% dessas cidades, ou 383 locais, provavelmente continuarão se expandindo em cima de habitats anteriormente intocados. 

Uma das seções do atlas destaca 33 cidades como sendo as maiores em população e de crescimento mais rápido. A lista inclui Bogotá (Colômbia), Cidade do Cabo (África do Sul), Houston (EUA), Santiago (Chile) e duas brasileiras, Brasília e São Paulo.

Cada umas das 33 metrópoles é retratada em um mapa que mostra dois indicadores: “zona de conflito” entre urbanização e biodiversidade e projeção de crescimento urbano. No caso de São Paulo, o perímetro urbano é cercado por um anel de conflito no grau máximo da escala proposta pelo estudo. 

A publicação contém seções com diversos infográficos, mapas e dados estatísticos sobre crescimento urbano, biodiversidade, uso da terra, entre muitos outros temas relacionados. 

O que se sabe sobre o vírus?

O QUE É A COVID-19?

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

COMO É A TRANSMISSÃO?

COMO É POSSÍVEL SE PREVENIR?

EXISTE TRATAMENTO?

QUAL A LETALIDADE DO VÍRUS?

Nexo também tem um Índex com todos os conteúdos produzidos pelo jornal sobre a pandemia. Eles estão com acesso livre.

Além disso, você pode se inscrever na newsletter diária Boletim Coronavírus, com uma seleção de materiais do Nexo e de outros veículos.

FONTE: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/07/20/O-impacto-da-urbanização-no-surgimento-de-novas-infecções

FÓRUM

1 – A notícia acima apresenta um texto de INFORMAÇÃO ou OPINIÃO?  

 

2 – Destaque elementos do texto que justifique sua resposta na primeira questão. 


(NÃO ESQUECER SEU NOME E SÉRIE/TURMA)


20 comentários:

  1. Muito bom o assunto muito interessante e espero ver mais dele nas próximas aulas e seu ensinamento é muito bom

    ResponderExcluir
  2. Débora Jorge Rodrigues 2° ano D
    Informação
    Fala sobre O avanço de áreas urbanas em regiões com grande biodiversidade pode criar mais oportunidades para o chamado “transbordamento zoonótico”, fenômeno em que um vírus que afeta animais, afeta muito ao meio ambiente..

    ResponderExcluir
  3. João Allison 2"A "
    Sim,pois essa aula foi muito interessante por falar de urbanização, que no meio ambiente se trata de algo para a população de uma cidade etc.

    ResponderExcluir
  4. Ednardo Carvalho de Oliveira - 2 ano 'A'
    É um texto de informação.
    "A publicação contém seções com diversos infográficos, mapas e dados estatísticos sobre crescimento urbano, biodiversidade, uso da terra, entre muitos outros temas relacionados."

    ResponderExcluir
  5. Um texto de informação.
    "Lavar frequente e adequadamente as mãos é uma das principais recomendações, uma vez que expor o vírus ao sabão o destrói com eficácia. "
    Maria Aline Abreu da Silva - 2° " A "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informativo

      "O novo coronavírus provavelmente migrou de um morcego para outro animal, que depois o transmitiu para uma pessoa. Doenças como o vírus ebola, que atingiu a África a partir de 2013, e a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que surgiu na Ásia em 2002, também são casos em que ocorreu tranbordamento zoonótico."



      Excluir
  6. Informativo

    "O novo coronavírus provavelmente migrou de um morcego para outro animal, que depois o transmitiu para uma pessoa. Doenças como o vírus ebola, que atingiu a África a partir de 2013, e a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que surgiu na Ásia em 2002, também são casos em que ocorreu transbordamento zoonótico."

    -GERLIANE TEIXEIRA DA COSTA 2° "a"

    ResponderExcluir
  7. Joana darc Borges melo 2°ano A.
    Eu achei muito interessante duas pautas, E a primeira foi o transbordamento zoonótico que são causados por a urbanização, E o outro é como o meio ambiente fica com tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. Jocilene Matos 2°"a"
    Informativo, pois nós informa sobre o impacto dá urbanização e seus problemas, tanto para a natureza a destruindo e nós destruindo com o surgimento de vírus que ainda não conhecemos.

    ResponderExcluir
  9. A aula foi muito boa, muito bem explicado sobre o impacto da urbanização e os problemas que podem nos afetar não só nós, mas também a natureza e os animais enfrentam esse problema, como um exemplo as queimadas na Amazônia morreram muitos animais para você ver até os animais que não fazem mal a ninguém sofrem.
    Thomáz Eduardo De Alcântara. 2°ano "B"

    ResponderExcluir
  10. Gostei da aula, por que falar da urbanização e no msm tempo entrou no assunto que nois tamos enfrentando, que e esse vírus (covid-19) fala sobre o sintoma, como podemos se previne,fala de onde sugiu tudo isso, explica quais sao os sintomas, e claro fala as transmissões, que foi passando de um lugar para outro...
    Ilariana de Alcântara 2 ano B

    ResponderExcluir
  11. Gustavo de Oliveira Brito 3 ano B.
    Informativo, pois nos passou dados importantes sobre nossa infeliz realidade com covid-19.

    "A publicação contém seções com diversos infográficos, mapas e dados estatísticos sobre crescimento urbano, biodiversidade, uso da terra, entre muitos outros temas relacionados."

    ResponderExcluir
  12. Antonio Anderson 2°ano"C"
    Gostei do assunto e bem interessante é espero que tenha mais aulas sobre esse assunto
    Esse texto é informação
    Fala sobre O novo coronavírus que provavelmente migrou de um morcego para outro animal, que depois o transmitiu para uma pessoa.

    ResponderExcluir
  13. INÁRIA GOMES 3 ANO "A"

    INFOMATIVO, O TEXTO INFORMA SOBRE O IMPACTO DA URBANIZAÇÃO E SEUS DEVIDOS PROBLEMAS...ENTRE O CONFLITO DA URBANIZAÇÃO E BIODIVERSIDADE POR MEIO DE 33 METRÓPOLES QUE CONTÉM SEÇÕES INFOGRÁFICOS, MAPAS E DADOS ESTATÍSTICOS.

    ResponderExcluir
  14. Maria das graças Silva Lima 3 ano B

    Informação,por conta das diversas informações que esta nos dando sobre a covid-19 e entre outros.

    "A covid-19 é uma doença infecciosa causada por um novo vírus da família dos coronavírus. Essa nova doença tem origem ainda incerta, mas o mais provável é que o vírus tenha vindo de animais vendidos no mercado central de Wuhan, metrópole chinesa onde o agente infeccioso foi descoberto, em dezembro de 2019."

    ResponderExcluir
  15. Francisco Breno Matos Gonçalves 3°B
    Informação
    Pois os textos informa o impacto da urbanização e o coronavírus e que a letalidade da covid-19 está estimada em torno de 3% e 4%. Essa estimativa é baseada apenas em casos confirmados da doença, ainda que somente uma pequena parte da população seja submetida a testes para detectar o vírus, e que haja uma fração dos infectados que não apresentam sintomas e, por isso, tendem a não buscar a testagem.

    ResponderExcluir
  16. José Augusto de Souza parente 3ano "A" manhã
    O texto é uma informação.
    O texto informa sobre a urbanização e o impacto do coronavírus uma doença causada por um novo virus através do morcego e estamos passando por essa terrível doença no mundo todo mais esse texto nós ajuda fala como se prevenir e isso nós ajuda muito.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Francisca Fernanda de Abreu Morais (3 ano B manhã)

    Informação,o texto fala que não existia um tratamento específico ainda pro vírus e fala de mais informações sobre a covid19.

    " Até 4 de agosto de 2020, não existia um tratamento específico para o vírus nem uma vacina preventiva. A recomendação é que as pessoas infectadas fiquem isoladas por 14 dias, em repouso e se hidratando, e que permaneçam em observação"

    ResponderExcluir

📝 ATIVIDADES 🗓️ Terça-Feira 29|06|21 🗓️

      EEM JOSÉ CLÁUDIO DE ARAUJO   🏌🏽‍♂️ FÍSICA 1ª|2ª  Aula | PROFª | Paula 📲  Recuperação Paralela Formulário |LINK| 📹 Vídeo para Refor...