terça-feira, 18 de agosto de 2020

Manipulando Mentes


Já em 1892, por exemplo, a Coca-Cola apresenta um dos maiores orçamentos publicitários do mundo. E em 1912, ano em que o Advertising Club of América declara que a Coca-Cola detém a melhor publicidade [...]. Desde essa época, os dirigentes da empresa têm uma concepção da publicidade em função do maior número possível de compradores potenciais. “A repetição”, diz um deles, “pode ser o fator principal. Uma gota-d’águaacaba penetrando numa rocha. A mastigação contínua é o bastante para digerir os alimentos. Se você bate no lugar certo, e sem parar, o prego acaba entrando na cabeça”.

Com a multiplicação dos meios de comunicação elétricos (cinema, rádio), eletrônicos (televisão) e digitais (internet), o século XX não somente assistiu à explosão da publicidade, mas à sua sofisticação. A ambição de manipular as mentes, dentro dos próprios lares, alcançou quase níveis de uma ciência. As técnicas de persuasão não cessaram de se aperfeiçoar, vencendo a barreira do barulho, transpondo os milhares de pedidos publicitários que nos atormentam diariamente, confundindo a nossa desconfiança e se incrustando em nossas mentes com uma mensagem precisa.

RAMONET, IgnacioLe monde diplomatique. Edição brasileira, ano 2, n. 16, maio de 2001. 


FÓRUM - 

1- Qual seu julgamento acerca da opinião do autor do texto, ao afirmar que os meios de comunicação manipulam as mentes humanas, transformando o ser humano em um ser consumista?

2- Você se considera influenciado pelos meios de comunicação? Justifique sua resposta.


(Comente, e não esqueça do seu Nome e Série/Turma)

9 comentários:

  1. 1) não tenho o que jugar, os meios de comunicação manipulam as pessoas a não consumir, como o marketing que sempre vem atualizando, para deixar as pessoas fora do consumismo

    2) Sim, porque sempre queremos manter-se atualizado

    ResponderExcluir
  2. 1) Eu acredito que sim, eles exercem bastante influência sobre o ser humano que, por sua vez, é levado a acreditar que o valor de tudo é medido por aquilo que se tem. E é exatamente ao contrário. Essa sociedade de consumo padronizada está se ampliando por meio da mídia, dos meios de comunicação que além de criar cada vez mais anúncios e propagandas tentadores, estão se inovando à "nova era tecnológica" para estudar o indivíduo e saber exatamente o que tem que falar para convecê-lo a seguir o consumismo capitalista. E assim essa "cultura do novo" leva não só à destruição ambiental, mas também gera uma certa compulsão por querer andar sempre na moda, seguindo o estilo de pessoas famosas, usadas para promover o Marketing.

    2) De certa forma sim, quando apresentam algo que vai ser a solução para os problemas e nos sentimos atraídos a adquirir, mas procuro sempre analisar se aquilo será realmente necessário e benéfico para minha vida.

    (Carlene Rodrigues da Silva) 3° "A"

    ResponderExcluir
  3. 1 - Com o grande avanço da tecnologia, ficamos perplexos quando nos deparamos com um "marketing" que divulga um "produto perfeito",mesmo não necessitando, nos provoca a vontade de comprar aquele produto. Então eu concordo com a opinião do autor.

    2 - Raramente, exemplo: quando encontro uma roupa que eu gostei e realmente vou usar, eu compro. Não vou ficar comprando produtos só para deixar guardados, sem utilidade.

    Ana Léia Souza lima (3° "A").

    ResponderExcluir
  4. 1-Com todo esse avanço eu acredito que influênciam bastante,pois sempre procuramos algo perfeito,mesmo se não tivesse precisando mas a vontade de ter aquela coisa e a influência fala mais alto
    2-Nao,pois não uso a tecnologia pra tipo comprar algo,prefiro comprar pessoalmente pra ver a qualidade do produto
    Tamires Lima Damasceno [3°"B"]

    ResponderExcluir
  5. 1- Concordo com o ponto de vista do autor, pois a mídia está a todo momento influenciando as pessoas a comprar algo, seja ela uma roupa, eletrodomésticos ou meios de comunicação.

    2- Sim, porém sempre que alguma coisa me atrai vejo se realmente preciso. Caso não, não compro.

    Antonia Thila Carvalho Aguiar 3 A

    ResponderExcluir
  6. 1- concordo com o autor pois as mídias influencia as pessoas a comprar mais e mais.

    2- sim, pois com a influência dos meios dos meios de comunicação, não tem como deixar de comprar algo que viu

    ResponderExcluir
  7. 1- concordo com o autor pois as mídias sempre influência as pessoas a comprar mais e mais.

    2- sim, mas tento comprar só o que preciso mas as vezes é fácil comprar algo que não precisa com a influência dos meios de comunicação.

    Rafael Soares Lima 3ANO-A

    ResponderExcluir
  8. 1) Concordo que sim, com os alcances do meio de comunicação, as propagandas a cada minuto e com públis sendo feito por famosos que as pessoas admiram os produtos ficam cada vez mais irresistíveis sendo vistos como essenciais para o consumo.

    2) Sim, quando sua apresentado a água inovador que pode facilitar meu dia a dia e solucionar certos problemas sinto que é necessário para mim.

    (Sthefany Lima Damasceno 3° "A" JCA")

    ResponderExcluir
  9. 1) Concordo com opinião do autor. No mundo globalizado que vivemos atualmente é muito difícil ficar um dia inteiro sem receber nenhuma propaganda. Dessa forma, as pessoas são facilmente convencidas a adquirir os produtos e serviços que veem com grande frequência nos meios de comunicação. Uma quantidade excessiva de propagandas leva a acreditar que os produtos que possuem estão ultrapassados e sem uso, manipulando a comprar outros desnecessários. Assim, nos tornamos consumistas pelo simples fato de comprar o que não precisamos após sermos influenciados por anúncios.

    2) Mais ou menos. Porque ao ver a propaganda de um determinado produto ou serviço que me interessar, desperta a vontade de adquirí-lo, porém sempre procuro checar se estou realmente precisando, como tambem se tenho condições financeiras para comprá-lo.

    (ANTONIA NARYELE OLIVEIRA AGUIAR 3° "A")

    ResponderExcluir

📝 ATIVIDADES 🗓️ Terça-Feira 29|06|21 🗓️

      EEM JOSÉ CLÁUDIO DE ARAUJO   🏌🏽‍♂️ FÍSICA 1ª|2ª  Aula | PROFª | Paula 📲  Recuperação Paralela Formulário |LINK| 📹 Vídeo para Refor...