Alberto Caeiro
VII
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.
“O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993).
- 32.
Bom o que dá para relacionar que vivemos hoje em um mundo em que as pessoas só pensam, á eu vou construir isso, mas não sabe que ele vai derrubar árvores que deixam tão mais bonitas as cidades,hoje em dia são poucas cidades que preservam a natureza já outras cidades belas florestas para construir,moradias para pessoas a grande população que tem nas grandes cidades.
ResponderExcluirThomáz Eduardo De Alcântara 2°ano "B"
ExcluirO campo lhe da a possibilidade de ser melho,e ter uma vida melhor do que da cidade (mais não da questão de tempo)onde as construções se limitam o seu horizonte,tornado-nos pequenos pois tiram o que nossos olhos não podem dar,tornado-nos pobres ao contrário do campo.
ResponderExcluirGilvan de Araújo Brito 2B
O poema mostrar que nós não se importamos com a natureza assim com Progresso construindo cada vez mais estradas,edifícios e Pontes e nos esquecendo de nosso bem mais precioso a natureza e com ela perdendo o ar puro as árvores a vegetação os animais e tem um ambiente poluído. E assim vez de ter Progresso estamos retrocedendo. Joana darc Borges melo 2ano A
ResponderExcluirO poema mostra que não nos importamos com a natureza e com o progresso construindo muitas estradas edifícios e cidades nos esquecendo de nosso mundo e assim o poluindo e destruindo
ResponderExcluirMarcos Vinicius aprigio Alcântara 2 ano A
ResponderExcluirAntonio Anderson 2Ano"C"
ResponderExcluirO que dá pra relaciona com esse poema e que as pessoas hoje em dia só pensam ,em fazer coisas construí edifício casas ,só pensam em construir ,não imagina o estrago que está fazendo derrubando árvores ,que são tão importantes para o meio ambiente que faz sobra também deixa a cidade bem mais bonita....
Débora Jorge Rodrigues 2° ano D
ResponderExcluirO poema tem haver com o assunto Porque na cidade (área urbana) é tudo fechado poluído, e esquecemos do nosso meio ambiente, nosso ar puro.
Da para relacionar o poema com o tema urbanização, porque na zona urbana os prédios fecham praticamente tudo e não da para ver a riqueza que a zona rural nós proporciona que é um céu estrelado, um ar puro e contato com a natureza , e que hoje em dia as pessoas não ligam muito para a zona rural , pois a maior concentração de pessoas está na zona urbana .
ResponderExcluirMaria Aline Abreu da Silva - 2° " A "
Relaciona-se com a aula de Urbanização por conta do pensamento das pessoas,pois acabam construindo casas e edifícios e acabam esquecendo do meio ambiente.Nota-se também que a área urbana(cidade) acaba sendo menos poluída, sem contar que deveria ser ao contrário, pois na cidade é mais desenvolvida e tal,mas infelizmente o ar puro acaba sendo deixado de lado. Se todas as pessoas tivessem o contato com a natureza é soubessem o quanto és especial, todos cuidariam!
ResponderExcluirBruna Rodrigues de Brito- 2°ano "D".